A Accetur preparou uma lista especial sobre o que fazer em ITU, com 14 atrativos da famosa Terra do Exagero. Aproveite! Compartilhe e combine uma viagem divertida com seus amigos.


Vale lembrar que você precisa verificar o funcionamento de cada local, visto o isolamento por conta da pandemia da Covid-19. Esse é um artigo informativo e atemporal. 


 

Introdução: O que fazer em Itu? Conheça a Terra dos Exageros!


Conhecida como a “Terra dos Exageros”, Itu é uma das cidades mais antigas do estado de São Paulo. Ainda mais, ITU é um lugar tranquilo, de clima ameno, longe dos grandes centros e repleto de patrimônio histórico. Portanto, é um destino ideal para passar um final de semana ou, quem sabe, curtir as férias!

O QUE FAZER EM ITU ESTRADA PARQUE

 

O que fazer em ITU: 14 principais atrativos da cidade


Para mais informações sobre funcionamento, avaliações e como chegar, clique no nome de cada local. Você será direcionado para seu respectivo perfil.

1. Praça dos Exageros. Parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante.

2. Centro Histórico.

3. Estrada Parque. Antiga Estrada dos Romeiros, a Estrada Parque guarda, em cada curva de seu caminho, uma trajetória de fé, história e beleza. Aliás, dentre as paradas obrigatórias, destacam-se fazendas, campings e restaurantes. Também, a Gruta da Glória e da antiga usina hidroelétrica. A estrada é liberada. Entretanto, cada ponto turístico possui seu horário de funcionamento.

4. Museu da Energia. Exposição de objetos, fotografias e informações que contam a história da energia, em casa construída em 1847.

5. Casa Imperial. Na Praça Dom Pedro, onde está o Cruzeiro de São Francisco, fica a belíssima Casa Imperial, que abrigou a Família Imperial nas ocasiões de suas visitas à região. Restaurada e conservada pela família Caselli, a casa é um dos marcos significativos das antigas residências de Itu.

6. Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.

7. Parque Maeda. Parque com diversas atrações. Dentre elas: piscina com toboágua, pesca esportiva, trenzinho, teleférico, pedalinho e quadriciclo. O visitante poderá optar pela entrada, Comanda ou Passaporte. Isto é, em caso de Comanda, pagará apenas pelas atividades utilizadas. Por outro lado, o Passaporte é um pacote especial com atrações e almoço.


Viaje com segurança e comodidade. Viaje com a Accetur! Faça seu cadastro.


O que fazer em Itu Parque Geológico do Varvito

8. Parque Geológico do Varvito. Certamente, o Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha, na América do Sul. O monumento geológico foi inaugurado em 1995 e é patrimônio tombado pelo Condephaat.

9. Igreja Matriz. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz. Contudo, recebeu sucessivas reformas. Aliás, foi o primeiro bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no interior do Estado.

10. Museu Republicano. O Museu Republicano “Convenção de Itu” guarda a memória do Partido Paulista Republicano. Além disso, possui um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte.

11. Espaço Fábrica São Luiz. A Fábrica de Tecidos São Luiz foi a primeira fábrica a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. Funcionou por 100 anos, encerrando suas atividades em 1982. Tombada pelo Patrimônio Histórico, vem sendo restaurada desde 1997. Atualmente, a Fábrica é um grande complexo cultural e turístico para eventos e encontros.

12. Cruzeiro São Francisco

13. Fazenda do Chocolate. Local repleto de atrações como: passeio Roteiro do Chocolate, Passeio Caipira, aquário marino, passeio a cavalo e trenzinho.

 14. Cidade das Crianças. Um parque com brinquedos e atrativos infantis.

ANTIGA FABRICA DE TECIDOS SAO LUIZ

Demais informações sobre o que fazer em ITU.


Roteiros: Em Itu, o viajante pode optar por um roteiro religioso, gastronômico ou caipira, dependendo do tempo que deseja ficar na cidade. Por isso, é importante que o viajante opte por consultar uma agência de viagens. Assim, deixamos uma área para pré-cadastro, caso você tenha interesse em viajar com segurança e com a Accetur.

Onde se hospedar: Itu oferece hospedagens para todos os gostos. O viajante poderá optar por ficar bem no Centro, próximo ao Centro, um pouco mais afastado, em local específico para quem vai com crianças ou em fazendas, dentre outras opções.

Principais restaurantes: Bar do Alemão, Cia Steakhouse, Via Brasil, Caipira Itu, Rancho da Picanha, Tonilu, Cafundó, Casa La Primola, Mantovani, Yatai, Spanizzi.

 


Fale com nossa equipe, preencha o formulário.

Confira também pacotes especiais clicando aqui!