O que fazer em Aparecida: 10 melhores pontos turísticos

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecida nacionalmente como Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil.

A padroeira é representada por uma imagem de terracota da Virgem Maria, alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na região do Vale do Paraíba,em Aparecida. Sua festa é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.

A cidade de Aparecida abriga diversas atrações e roteiros para os visitantes que por ali passam. Por isso, separamos para você que pretende visitar a cidade de Aparecida, um roteiro imperdível com os principais passeios na região.

Santuário Nacional

Considerado o maior santuário mariano do mundo, a segunda basílica foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Passarela da Fé

A passarela da Fé é o caminho que une a Matriz Basílica e o Santuário Nacional. Com 389 metros de comprimento e 35 de altura, a Passarela da Fé foi inaugurada em 1.972 e é ponto de visitação obrigatório na cidade.

Matriz Basílica

Marco religioso da cidade, a igreja construída em 1745, em estilo barroco, foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Passa por um minucioso processo de restauração que está lhe devolvendo suas características originais. É um dos monumentos mais visitados de Aparecida e considerado um símbolo de fé pelos devotos.

Teleférico

O teleférico localizado na cidade de Aparecida, está próximo ao  Santuário Nacional e vai até o Morro do Cruzeiro, onde há a representação da Via Sacra.

Morro do Presépio

O morro do presépio está localizado ao lado do Santuário Nacional. Lá, você poderá conhecer esculturas que reproduzem importantes fatos histórico-religiosos do nascimento de Jesus Cristo e outras representações, como o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba.

Mirante das Pedras

O Mirante das Pedras está localizado no caminho do Porto Itaguaçu. O local possibilita a contemplação da várzea, onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80m de altura.

Aquário

Com diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, o aquário conta, inclusive, com uma piscina de tubarões que podem ser tocados pelos visitantes.

Igreja de São Benedito

Palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do Vale do Paraíba, a igreja em homenagem ao padroeiro da cidade é também um centro de manifestações folclóricas e históricas. O templo foi construído em 1918 e é decorado com anjos esculpidos pelo artista Chico Santeiro.

Igreja São Geraldo

Igreja de São Geraldo: Localizada na entrada do Porto Itaguaçu foi construída em 1.926 e abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida por muitos anos.

Centro de Apoio ao Romeiro

Foi projetado para oferecer comodidade e conforto para compras e lazer dos romeiros: possui uma grande praça de alimentação e mais 380 lojas, onde se pode comprar todos os tipos de lembranças. Está localizado dentro do estacionamento do Santuário Nacional.

Dica extra: Feira Livre

Localizada nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é um atrativo à parte na cidade, onde se pode encontrar de tudo um pouco: de artigos religiosos a lembranças do município.



Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são necessários.

Entrar

WhatsApp WhatsApp