O Rio Grande do Norte comemora seu aniversário em Agosto.

Esse conteúdo visa homenagear  um estado tão incrível e importante do nosso país, que possui mais de 160 municípios e está localizado no nordeste brasileiro.

 

História do Rio Grande do Norte


Forte Reis Magos em Rio Grande do Norte

Onesimo.santos, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

 

Estudos arqueológicos mostram que o território do atual Rio Grande do Norte é habitado há milhares de anos.

No início do século 16, o litoral desse território era habitado pelos potiguares.

A delimitação e o povoamento do Rio Grande do Norte foram iniciados por meio da constituição da capitania do Rio Grande, no ano de 1535.

No entanto, nas primeiras décadas, a capitania sofreu várias invasões de povos estrangeiros, principalmente franceses e holandeses, em razão da localização estratégia do território potiguar.

O governo português, ciente das invasões e preocupado com a situação, construiu, na região, vários aparatos de segurança, como o Forte dos Reis Magos, na capital estadual, Natal.

Além disso, unificou o território potiguar com outras capitanias, como Pernambuco e Paraíba, a fim de fomentar a influência do poder central.

A partir de 1822, por meio da independência do Brasil, o Rio Grande do Norte retornou ao nível de província federal. Nessa época, o estado já estava livre das incursões invasoras.

Atualmente tem uma população estimada em: 3.534.165 habitantes e 167 munícipios.

 

Localização e clima


Caatinga Xiquexique pedras em Rio Grande do Norte

Diogo Sergio, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

 

O Rio Grande do Norte está localizado no Nordeste do Brasil, é banhado pelo oceano Atlântico e faz divisa com a Paraíba e o Ceará.

A influência do oceano é muito grande no estado, como no relevo, clima e vegetação.

O clima do Rio Grande do Norte é o Tropical, sendo do subtipo Tropical Úmido no litoral e, ainda, do subtipo Tropical Semiárido no interior.

O Sertão potiguar, por exemplo, tem no clima Semiárido a principal explicação pela escassez de chuvas.

A vegetação do Rio Grande do Norte é predominantemente de Caatinga, sendo que no litoral há formações de Mangue, Restinga e Mata Atlântica.

 

Cultura


Coreto da praça da Matriz de Marcelino Vieira (Rio Grande do Norte)

Marcos Elias de Oliveira Júnior, CC0, via Wikimedia Commons

 

O Rio Grande do Norte apresenta uma cultura diversificada, baseada em atrações folclóricas e na valorização das produções locais.

São festejos típicos do estado: o Carnaval, a Festa do Caju e as Festas Juninas. No mais, são destaque as festas de cunho religioso.

O fandango e o congo são tradições do folclore ainda muito praticadas no interior do estado.

Os gêneros musicais mais ouvidos são o forró e o baião.

Na culinária, são empregados alimentos como camarão, caju, macaxeira e coco.

A carne de sol e o cuscuz são pratos típicos do estado.

 

Curiosidades do Rio Grande do Norte


O Maior cajueiro do mundo em Rio Grande do Norte

Jorge Savignon Jorrin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

 

• Segundo a NASA, o Rio Grande do Norte tem o segundo ar mais puro do mundo. Perde apenas para a Antártida. O que faz da visita ao RN ser um momento para limpar a alma e, também, o corpo.

• O cajueiro de Pirangi é considerado o maior do mundo. Sua copa ocupa 8.500m², o que mede por volta de 70 árvores colocadas lado a lado, produzindo cerca de 60 mil cajus por safra. Parada obrigatória, principalmente para quem os visita pela primeira vez.

• Em 2016 a tradicional iguaria potiguar, ginga com Tapioca, foi tombada como patrimônio imaterial da cidade do Natal, e o Mercado Público da Redinha, Patrimônio Cultural.

• Natal possui a maior frota de buggys do Brasil e do mundo.

• A cidade de Mossoró realiza uma das maiores festas juninas do Nordeste brasileiro, o Mossoró Cidade Junina. Um grande evento com quadrilhas, apresentações musicais, além de barracas com comidas típicas e projetos culturais, que chega a atrair mais de um milhão de turistas.

• O Marco de Touros é considerado o monumento colonial mais antigo do Brasil é o primeiro registro dos portugueses no país, fazendo parte do Patrimônio Histórico Nacional, foi tombado pelo processo número 680 em 1962 com o objetivo de perpetuar a memória dos Brasileiros sobre o primeiro ponto da costa brasileira delimitado pelos portugueses.

 

Hoje com certeza a história desse estado se mistura com a história do nosso país. E você já conhece alguma cidade do Rio Grande do Norte? Qual tem vontade de conhecer? Fale conosco e saiba mais.