Coimbra é uma cidade localizada no centro de Portugal. Além disso, estende-se ao longo do encantador rio Mondego (o maior rio nacional) e está situada entre os distritos de Aveiro e Viseu.

Descrita como a cidade mais histórica da região, Coimbra, que já foi a capital nacional, acolhe alguns dos costumes e monumentos mais venerados do distrito. Da mesma forma, vários anos após a ocupação romana e domínio medieval, os vestígios dos primeiros anos de Coimbra estão espalhados por todo o distrito. Portanto, podem ser contemplados na cidade costeira da Figueira da Foz, no imponente castelo do século IX de Montemor-o-Velho e nas antigas ruínas de Conímbriga.

 

A renomada e histórica Universidade de Coimbra

No ponto mais elevado da cidade, encontramos a prestigiada Universidade de Coimbra e a sua majestosa biblioteca do século XVIII. Isto é, originalmente fundada em Lisboa no reinado de D. Dinis, esta universidade foi transferida para Coimbra em 1537.

biblioteca de coimbra
Além da grandiosa arquitetura de todo o complexo, a biblioteca joanina datada do século XVIII é o seu maior tesouro. Ou seja, um tour que irá encantá-lo com a opulência de inspiração barroca, as pinturas trompe d’oeil e as infindáveis prateleiras de livros. Isso porque, são mais de 250.000 obras, relíquias ancestrais que são impecavelmente preservadas com a ajuda de uma colônia de morcegos que habita a biblioteca e se alimenta dos insetos durante a noite.

 

Outras atrações históricas de Coimbra

Ademais, nesta localização privilegiada, situam-se ainda a Sé Nova, do século XVI, e o famoso Museu Nacional de Machado de Castro. O Quebra Costas – uma longa escadaria que conduz desde a Alta de Coimbra ao centro histórico, na Baixa – tornou-se por si só numa atração turística.

nova catedral da sé coimbra
Aliás, por ali encontramos também ruas animadas, repletas de restaurantes típicos e bares, lojas de todo o gênero e muitos cafés. A Sé Velha, a Câmara Municipal e a Igreja de Santa Cruz são algumas das principais atrações da zona e merecem uma visita.

 

Tradições de Coimbra

Todos os anos, Coimbra atrai visitantes aos seus animados festejos acadêmicos. Em suma, milhares de estudantes entusiastas desfilam orgulhosamente com as suas capas negras pelas ruas da cidade, entoando canções populares e enchendo as ruas com o som das guitarras que acompanham os fados.

Além disso, uma das tradições mais importantes é a Queima das Fitas, uma cerimônia da conclusão da licenciatura que ocorre em Maio, quando os estudantes queimam as fitas para simbolizar o final dos seus dias de estudante.

queima das fitas coimbra
Outro local digno de uma visita é o famoso Portugal dos Pequenitos, situado na margem sul do rio. Trata-se de um espaço maravilhoso, onde visitantes de todas as idades podem explorar as réplicas de aldeias tipicamente portuguesas, monumentos nacionais e edifícios em miniatura. Ah! Também não deixe de visitar as intrigantes ruínas do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, nas proximidades.

 

O que você achou deste artigo? Acesse nosso blog, recomende e compartilhe com seus amigos. Ah, e não deixe de combinar conosco a sua próxima viagem!

 


Fale com nossa equipe, preencha o formulário com suas informações.

Confira também pacotes especiais clicando aqui!