Salvador

Salvador

A capital baiana suscita todos os tipos de comentários. Há quem adore a cidade e há alguns que não gostam. A primeira capital do Brasil, é uma festa de costumes, religiões, etc..

O PELOURINHO, era um instrumento de punição, que podia ser um poste de madeira, ou de pedra, onde os infratores, normalmente escravos negros, eram amarrados e chicoteados, à frente de todos. Instalado em vários locais de Salvador, foi finalmente colocado onde hoje é o LARGO DO PELOURINHO, no Centro Histórico. Nesse Largo, há uma enorme quantidade de casarões e igrejas, construídos nos séculos XVII ou XVIII, que se transformaram em centros culturais, museus, restaurantes e até em hotéis de alto nível. É impossível não se maravilhar com essas construções, com o ouro das igrejas, com os rococós, contidos na arte barroca do Brasil. Também chamado de Pelô, faz parte do Patrimônio Histórico da ONU, para a Educação, Ciência e Cultura. Nesse local, há grande concentração de restaurantes, bares, boutiques, teatros, etc. Também lá é que se pode ver o grupo Olodum, os Filhos de Ghandi e outros. (Tem que saber o dia que se apresentam). Ainda, no Centro Histórico, estão a Igreja e o Convento de São Francisco, tombados pelo Iphan, considerados uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa

ONDE IR: Porto da Barra, Farol da Barra (Museu Náutico e Forte de Sto. Antônio), Forte de Santa Maria, Forte de São Diogo, Igreja do Bonfim, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Praça Castro Alves e tantas outras. Difícil descrever cada lugar para visitar em Salvador.

PRAIAS: Barra (praia de centro, muito animada) Ondina, Rio Vermelho, Itapuã, Stella Maris, Flamengo, Amaralina, Pituba, Piatã,

O QUE COMER – A deliciosa culinária baiana é uma mistura resultante das raças, mas, principalmente, da africana: vatapá, xinxim de galinha, sarapatel, caruru, moqueca, baba-de-moça, quindim, cocada, pudim de tapioca, arroz com coco, bobó de camarão, rabada, acaçá, acarajé e tantas outras delícias. Recomendamos cuidado com os temperos. Vá devagar!!!

ONDE FICAR – São inúmeras as opções de hospedagem. Vai depender do gosto de cada um e de suas preferências: no centro, na Ladeira do Carmo, na Praça Castro Alves, nas imediações do Farol da Barra, em Ondina, ou um pouco mais afastado do centro, como os resorts das praias Stela Maris, Itapuã, ou ainda mais longe de Salvador, como a Costa do Sauípe, Praia do Forte, Imbassaí, Ilha de Itaparica, etc.

VIAJANDO COM CRIANÇAS:

Se você estiver viajando com crianças, prefira um resort: o Stella Maris e o Vilas do Atlântico, são duas boas opções, pois, durante a maré baixa, formam piscinas em meio às pedras e não oferecem perigo.

Outra boa dica para ficar com as crianças, é a Praia do Forte, onde existe o Projeto Tamar, de proteção à vida marinha. As crianças irão se encantar com as tartaruguinhas, além das piscinas naturais.


Localização

Entrar

× Como posso te ajudar?