Parque Estadual Do Jalapão

Situado no sertão do Tocantins, com lindos campos de capim-dourado, dunas, morros e lagoas, em uma paisagem predominantemente de cerrado. Possui cachoeiras, fervedouros, chapadões, serras e formações rochosas, rios, nascentes e muito mais, mas essas atrações são longe umas das outras e as estradas não são pavimentadas. Para manter preservadas tantas belezas naturais, foram criados o Parque Estadual do Jalapão, O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, entre outros.

QUANDO IR: Entre Maio e Setembro quase não chove, mas a partir de Julho, os dias são mais quentes e as noites são mais frias. A partir de Setembro, há grande possibilidade de ter muita fumaça, devido à queima dos campos, mas é quando o capim-dourado está mais bonito. De Outubro a Maio é quando chove. Se for em período de férias, será necessário reservar hospedagem com antecedência.

O QUE FAZER: Na região de Mateiros estão os mais bonitos atrativos: fervedouros (nascentes de água quente), a Cachoeira do Formiga e Mumbuca, maior centro de artesanato de campim-dourado, além de passagem para subir na Duna do Jalapão e no mirante da Serra do Espírito Santo. Mais próximo a São Félix do Tocantins, há a Cachoeira da Velha e o Morro da Catedral. A partir de Ponte Alta do Tocantins, vá à Pedra Furada e à Vereda de Suçuapara (cânion). A região, também, é ideal para prática  de esportes, como rafting,  canoagem,  rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.

ONDE FICAR: Tanto em Ponte Alta, como em Mateiros, há várias pousadas. Em são Félix, está o Jalapão Eco Lodge. Outra opção é pernoitar em Palmas.


Localização

Entrar

× Como posso te ajudar?