Pantanal Sul

QUANDO IR: Cada época do ano tem seus prós e contras, mas o verão, excessivamente quente e chuvoso, tem mais contras do que prós. No inverno, época das cheias, o frio é gostoso e o volume das águas deixa a paisagem mais bonita, mas a visualização de animais não é tão boa quanto na época da seca, de agosto a outubro.

O QUE COMER: Peixes do Pantanal – São mais de 250 espécies catalogadas, mas os peixes consumidos à mesa não passam de dez. Em quase todos os cardápios, o pintado, de carne saborosa, aparece grelhado, em filés, no espeto e na mojica – um ensopado com cubos de peixe e mandioca cozida. Igualmente saboroso, o pacu tem carne gordurosa e repleta de espinhas. A receita campeã é a costela frita, conhecida como ventrecha. Popularmente chamada de pera, a piraputanga tem carne avermelhada quando cozida. O dourado, de população reduzida, aparece pouco na culinária local. Considerados menos nobres, peixe como o curimbatá é mais difícil de encontrar. Entre os sabores incomuns, o menu pantaneiro apresenta o caldo de piranha. Em época de piracema (novembro a fevereiro), a pesca é proibida.

 

O que fazer: Para conhecer bem o Pantanal, os que gostam de pescar preferem os barcos-hotel. Se a ideia é ver bichos, dá para fazer ecoturismo sem pressa, hospedando-se em uma das fazendas, que geralmente têm pensão completa e organizam passeios. Há trilhassafáris fotográficosobservação de aves e passeios de barco e a cavalo (ou o dia de peão). Essa é a essência pantaneira. A pesca atrai gente que passa dias sobre as águas em barcos-hotel.

Lagoa Misteriosa –  Águas cristalinas, profundidade desconhecida, visibilidade de mais de 40 metros, passeios de flutuação e mergulho. Estas são atrações da Lagoa Misteriosa, atrativo localizada em Jardim (MS), que encantam visitantes do mundo todo e proporcionam uma experiência única junto à natureza.  A Lagoa Misteriosa impressiona por sua incrível transparência e pelos diferentes tons de azul. Tanta nitidez deve-se à presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina. A 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local.


Localização

Entrar

× Como posso te ajudar?