QUANDO IR: Chuvas e altitude determinam os períodos de seca, vazante e cheia na região, e variam a cada ano – consulte-nos antes de viajar. Costuma chover muito forte entre dezembro e fevereiro. O Pantanal Norte alaga primeiro, a partir de fevereiro ou março, e as águas começam a baixar em um ou dois meses.
O grande programa nesse trecho do Pantanal é hospedar-se em Poconé, madrugar e percorrer os 143 km da Transpantaneira, para ver jacarés na beira dos rios e revoadas de pássaros.
Há três tipos de hospedagens no Pantanal. As voltadas para os ecoturistas costumam incluir refeições e, em alguns casos, passeios. Alguns hotéis, voltados para pescadores, são mais simples e, na maioria dos casos, incluem barco e piloteiro na tarifa – durante a piracema (de outubro a fevereiro), quando é proibido pescar, recebem ecoturistas. Nos barcos-hotel, dorme-se em cabines com camas e as refeições estão incluídas no pacote.
Alguns dos hotéis de ecoturismo promovem uma imersão maior no Pantanal. São fazendas em que a proximidade da fauna e flora, aliados ao atendimento caseiro fazem a diferença.