Mato Grosso Do Sul

Capital: Campo Grande – Pode ser uma das opções para se chegar ao Mato Grosso do Sul. Porém, a principal porta de entrada para o Pantanal, é Corumbá. Pode-se voar de Campo Grande para Corumbá, ou ir de carro. Porém, são 420 km de estrada.

Corumbá viveu uma época especialmente próspera entre o final do século XIX e início do século XX, como entreposto comercial. O casario colorido em frente ao Porto Geral, é desse tempo, e hoje está tombado como patrimônio histórico do país.

O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias dos rios da Bacia do Rio Paraguai. A região tem cerca de 250 mil km², sendo que mais de 80% fica no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia e uma pequena parte no Paraguai, onde recebe o nome de Chaco.

Possui uma impressionante diversidade na fauna e flora, distribuídos entre morros, chapadas e planícies. Existem no Pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis. Na época das chuvas, entre novembro e março, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. No restante do ano, o solo forma um excelente pasto para o gado.

Uma parte da região forma o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense localizado na divisa dos estados MS e MT.


Localização

Entrar

× Como posso te ajudar?