Belém

Belém

A segunda cidade mais populosa do Norte do país, Belém impressiona pela riqueza arquitetônica e atrativos naturais. Situada na linha do Equador, a cidade mantém clima quente e úmido, com chuvas quase todos os dias do ano.
Berço de grandes personalidades brasileiras, o estado do Pará e sua capital entregam ao mundo inúmeros artistas conhecidos no Brasil, entre eles: Fafá de Belém, Joelma, Beto Barbosa, Dira Paes, Gaby Amarantos, Paulo Henrique Ganso, Lyoto Machida, etc.
A cidade de Belém é uma ótima opção para viajar o ano todo, porém a melhor época de viagem é entre os meses de agosto a outubro, por conta dos eventos que acontecem na cidade, inclusive, com clima mais ameno.

O que fazer:

Mercado Ver o Peso, É o cartão postal da cidade de Belém, conhecido pela variedade de produtos da região e preços acessíveis. No local encontramos muito da cultura paraense, além de comidas típicas, frutas exóticas e únicas da região, as famosas garrafadas, simpatias, artesanatos indígenas, peixes, variedade de farinhas, além de poder apreciar uma das melhores vistas do pôr do sol.

Basílica de Nazaré, ponto final do famoso Círio de Nazaré, a Basílica é considerada uma das mais bonitas do Brasil, com arquitetura inspirada na igreja de São Paulo no Vaticano. Possui detalhes inspirados em passagens bíblicas.

Mangal das Garças, com deque de madeira e mirantes todos de frente para o rio Guamá, o local oferece além de uma bela vista para quem o visita, atrações como: o borboletário e um dos mais conhecidos restaurantes da cidade.

O que comer:

Belém é uma cidade para quem gosta de comida exótica e de sabores únicos. Entre os pratos mais famosos, encontramos o Pato no Tucupi, famoso e mais pedido da região. Os principais ingredientes são: pato, jambu que é a folha que causa formigamento nos lábios e língua, além do tucupi (caldo extraído da mandioca), e diversos temperos ricos e apreciados no norte do país. Além da Moqueca de Pirarucu, Maniçoba, Tacacá e Bolo de Macaxeira.

Maniçoba, também muito apreciado, é o prato oficial no domingo do Círio de Nazaré. O prato é preparado com ingredientes simples, mas que demandam de tempo para o preparo, tendo como um de seus principais ingredientes a maniva (folha da mandioca), que necessita de um cozimento de 7 dias para que perca sua toxicidade e acidez, além de carnes de porco e gado, chouriço, bacon e linguiças.

Açaí, a fruta mais consumida pelos paraenses ou, porque não dizer, por grande parte de brasileiros de uma forma geral, não é servida da maneira como conhecemos no sudeste e no sul. O Açaí, em Belém, acompanha as refeições principais e é servido como uma espécie de purê.

Eventos:

Círio de Nazaré, realizada geralmente no segundo domingo de outubro, essa procissão movimenta dois milhões de fiéis que vão atrás da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Seu trajeto pode durar cerca de até 9 horas.


Localização

Entrar

× Como posso te ajudar?