Pantanal Norte

QUANDO IR: Chuvas e altitude determinam os períodos de seca, vazante e cheia na região, e variam a cada ano – consulte-nos antes de viajar. Costuma chover muito forte entre dezembro e fevereiro. O Pantanal Norte alaga primeiro, a partir de fevereiro ou março, e as águas começam a baixar em um ou dois meses.

O grande programa nesse trecho do Pantanal é hospedar-se em Poconé, madrugar e percorrer os 143 km da Transpantaneira, para ver jacarés na beira dos rios e revoadas de pássaros.

Há três tipos de hospedagens no Pantanal. As voltadas para os ecoturistas costumam incluir refeições e, em alguns casos, passeios. Alguns hotéis, voltados para pescadores, são mais simples e, na maioria dos casos, incluem barco e piloteiro na tarifa – durante a piracema (de outubro a fevereiro), quando é proibido pescar, recebem ecoturistas. Nos barcos-hotel, dorme-se em cabines com camas e as refeições estão incluídas no pacote.

Alguns dos hotéis de ecoturismo promovem uma imersão maior no Pantanal. São fazendas em que a proximidade da fauna e flora, aliados ao atendimento caseiro fazem a diferença.

ONDE COMER:

Ambientes simples, serviço familiar e pratos caseiros são comuns por aqui. No cardápio, predominam os peixes, mas não é difícil encontrar carne bovina.

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense – Os 135 000 hectares do parque – cerca de 1% da área total do Pantanal – ficam na confluência dos rios Cuiabá e Paraguai. Além de jacarés, capivaras, cervos e tuiuiús, comuns nos passeios feitos pelas fazendas, onças pintadas e ariranhas também dão as caras por aqui. Como não existe estrutura de visita, há apenas duas formas para conhecer o lugar: com lanchas, em passeios de um dia (é necessário autorização com 15 dias de antecedência; consulte os hotéis); ou com os barcos-hotel, como os que saem da região de Corumbá. No período de seca, entre abril e setembro, as planícies não estão alagadas e os animais ficam nas áreas próximas aos rios – é fácil avistá-los.


Localização

Entrar

× Como posso te ajudar?