Chapada Dos Guimarães

Talvez a mais conhecida e a mais famosa das CHAPADAS. Para chegar lá de avião, tem que descer em Cuiabá. O ideal é alugar um carro no aeroporto, para continuar a viagem.

MELHOR ÉPOCA – A melhor época para curtir a região é no período de seca, que vai de abril a setembro. Entre julho e outubro, porém, há possibilidade de queimadas. De outubro a março as chuvas são constantes, mas o calor incentiva os banhos de cachoeira. Evite o inverno.

ONDE FICAR – São muitas opções de pousadas na cidade, com atendimento de primeira.

ONDE COMER – O saboroso pintado, peixe típico da região, é servido fresquinho nas versões à milanesa e grelhada. A receita mais famosa, porém, é a mojica, um ensopado do peixe feito com mandioca. Já o pacu, também abundante, chega à mesa frito. As delícias são acompanhadas por pirão, farofa de banana da terra, arroz e salada.

PASSEIOS – Prepare-se para ir a muitos lugares: no caminho, visite a cachoeira Véu da Noiva e ao Mirante do Centro Geodésico. Para o Circuito das Cavernas, que fica em propriedade particular, tem que pagar ingresso, além do valor da jardineira, que é recomendada devido ao calor e sol nesse percurso. Aconselha-se calçados apropriados, tipo tênis para caminhada. As cavernas são bem selvagens, sem iluminação e sem corrimão. A mais famosa é a Aroe Jari. Finalizando, tem a Lagoa Azul. Circuito das Cachoeiras – cujo número de pessoas é controlado e, por isto, tem que ser agendado. Até o início delas, há uma caminhada de mais ou menos, uma hora sob um sol escaldante. Requer preparo físico.


Localização

Entrar

× Como posso te ajudar?